quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Eleições!!!

Mais uma vez chegamos as tão faladas eleições presidenciais na Terra de Santa Cruz. Se pensar bem nem foram muitas, estamos indo para a sexta após o fim da Ditadura quando voltarmos a ser uma "democracia representativa". O mais curioso é que em aproximadamente 200 milhões de habitantes tenhamos apenas DUAS pessoas concorrendo, com chances de vitórias, ao cargo e melhor ainda é que fazem parte sempre dos mesmos partidos. Bem democrático!

Outro detalhe incrível está nas propostas dos candidatos, não são propostas que efetivem alguma ação que realmente se concretizará, mas propostas emocionais, "vamos melhorar escola, saúde e transporte" e ponto final. Por que não falam sobre as políticas externas? Como serão as taxas dos produtos que serão importados ou exportados? A amazonia ainda é aqui e está sumindo se eles não sabem. Alguém pretende bater de frente com os Ruralistas, que ainda mandam nesse país? As palhaçadas do senado e do STF? Quem será colocado nas cadeiras do STF? Existem milhões de outras questões que NENHUM candidato toca.

Nomes para presidente são faceis, se eleger é fácil, e fazer coisas para ser apenas popular é mais fácil ainda. Agora ir contra as corporações, ter peito para negar que tomem conta do nosso país é outra história. Investir no País para que ele cresça de forma mais humana. Não permitir que degradem NOSSO ambiente.

Lula, Serra ou Dilma, com qualquer um deles o país vai "crescer". O problema é que o brasileiro ve esse crescimento e julga isso a um nome que esteja no poder e se esquece de todos os outros fatores relacionados em volta. Só como exemplo: O Lula fez o país crescer, mas e a China comprando nossas matérias primas o tempo inteiro. O Lula melhorou a nossa economia ou devastou mais o nosso ambiente? Se o mundo "crescer" o país vai junto por tabela. Mas quando esse sistema se tornar, ainda mais, contraditório do que já é. Vai despencar de uma vez só...

Não somos feitos de grandes cidades ou de vias de concreto cortando matas, somos humanos, se bem que há tantos que são esquecidos por simples fluxo monetário. Dos quase 200 milhões de habitantes para quatos realmente as políticas federais do proximo governo irão ser efetivas? Como falar em mais transportes no caso de Altamira? Vamos derrubar a floresta e colocar um Rodoanel lá? A Terra de Santa Cruz é muito grande para resumir simplesmente em "educação, saúde e transporte" e claro Copa do Mundo, espero que realmente acabe em 2012 porque se não o Brasil acaba em 2014...




segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Quanto vale a vida?

Nos anos 80 o RPM dizia "agora a China bebe Coca-Cola", nos jornais de hoje a China é a segunda maior economia do mundo. Assim como o Japão nos anos 50 a China se adequou ao modelo Norte Americano e se tornou o grande player do mundo. A China compra do mundo todo e exporta para o mundo todo. Mas a qual preço? Degradação ambiental, mão-de-obra escrava, isso, fora diversas outras atrocidades que nem ficamos sabendo.
O que significa ser a primeira ou segunda economia do mundo? O que significa estar a baixo da linha pobreza? Para as sociedades movidas pelo Capital é uma hierarquia onde quem estiver no topo controla os outros. A China abre as portas para as fabricas estado-unidenses que a custos baixos produzem e vendem ao mundo a preços caros, mas pra onde vai o Lucro, para os Estados Unidos. As contradições do sistema são enormes. Crianças que produzem dezenas de produtos na China não recebem nem 1/5 do valor do produto produzido. Mas quem se importa, são a segunda economia do mundo, auxiliada pela primeira.
Quanto aos países que estão abaixo da linha da pobreza, lá existem pessoas ricas, claro, que lucram com a pobreza dos outros, as guerras, e as matérias primas encontrada nos territórios. É relativamente fácil dividir um continente, colocar pessoas no controle e deixar os povos nativos em constante degeneração.
Cabe uma questão, quem está melhor a China, Ruanda, Estados Unidos, ou as tribos ainda desconhecidas pelo homem, que retiram tudo o que precisam da natureza e não vivem nos caos das grandes metrópolis e nem se deparam com uma destruidora globalização?
Estive em um congresso sobre alimentos, economia e meio ambiente. É muito interessante como o meio ambiente é visto apenas como local onde se produzir, cuidam do meio se isso garantir uma maior produção. Estatísticas mostram que em 2050 não haverá comida para todos, toda a produção de alimentos hoje abasteceria a TODOS, mas os alimentos, assim como a renda, são mal distribuídos, quem tem mais come melhor. A preocupação é se as pessoas terão alimentos ou se elas se tornarão CONSUMIDORES dos produtos? A parte mais interessante do congresso foi que em nenhum momento foi falado na MUDANÇA do atual capitalismo, mas sim nas mudanças de técnicas de produção.
Se algo não for feito para mudar esse quadro nem chegaremos a 2050. Assim como a URSS o capitalismo está se autoimplodindo, mas ninguém quer reparar pois o lucro fala mais alto do que qualquer outro fator. Formulei um exemplo bem simples para isso: A alguns milhares de anos o homem inseriu animais para ajuda-lo na produção, ótimo, o trabalho acaba mais rápido e o homem pode descansar. Hoje temos tantas tecnologias que fazem praticamente tudo para nós em velocidades estrondosas, logo deveríamos nem sair de casa. ERRADO. Já que produz mais não devemos descansar mas sim trabalhar mais horas para produzir sem limites.
Que mais países aumentem suas produções e importações e que mais países continuem vendendo matéria-prima barata e comprando manufaturados caros. Uma hora vai acabar tudo aí quem sabe não aprendemos a retirar água da pedra....
"Levamos uma vida que não nos leva a nada
Levamos muito tempo pra descobrir
Que não é por aí... não é por nada não
Não, não pode ser... é claro que não é, será?"
...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Viva as eleições!

Nem sei por onde começar isso, é tanta coisa. Triste, mas muitas coisas.

Bom primeira Debate na televisão!

Sim quinta feira passada, mesmo dia da semi-final da Libertadores, óóóó teve debate??? SIM!!! Mas claro que ninguém viu, a maioria, claro. Quinta feira, o que eu fiz mesmo???? Ahhh é São Paulo e Internacional...eu vi o jogo =D...Sim e Nem percebeu que as QUINTAS FEIRAS a Globo NÃO PASSA FUTEBOL, mas a bandeirantes estava passando debate...AAAAAAAAAHHHHH então a Globo passou o jogo pra roubar audiência SIM!!!!! As emissoras estão interessadas em que o SEU debate seja o melhor, que o SEU jornalista faça a melhor pergunta comprada, e, claro, LUCRAR com as PROPAGANDAS...É uma pena ver uma mídia que tanto implora seus direitos no Brasil não fazer EM REDE NACIONAL os debates para escolher o proximo PRESIDENTE do país, um cargo tão irrelevante. Não sou a favor de nenhum dos candidatos, mas nesses horários eles podem exibir melhor seus planos e não ficar só jogando números e coisas bonitas para as pessoas decorarem...

Hoje me arrependi de não ter uma máquina fotográfica comigo também, algum candidato a deputado estadual estava fazendo seus alvoroços em Franco hoje, entrando em lojas, beijando crianças, gravando propaganda, dando bandeirinhas, sorrindo a toa e tudo o mais, quando um morador de rua da cidade passou atrás de toda a algazarra, sem que NINGUÉM que estava naquela zona nem se quer olhasse. Como um político que faz poluição sonora, visual e nem se quer repara na desigualdade passando em baixo do seu nariz quer melhorar alguma coisa. A e tinha o Jingle "faz mais pelo povão"...hipocrisia política é pior que a religiosa. Na verdade fiquei em dúvida agora....